
O mercado de celulares sempre é atualizado com novos modelos de topo de linha, mas as novidades nunca se limitam ao hardware — a cada ano, Android e iOS recebem novas versões com recursos inéditos e ajustes de segurança. Mas por que a frequência é anual?
Os motivos são variados e envolvem inovações tecnológicas, desenvolvimento e a distribuição para todos os celulares. O Canaltech conversou com um especialista para entender a escolha por publicar grandes atualizações uma vez por ano.
Por que Android e iOS ganham novas versões a cada ano?
Os possíveis motivos são:
- Cronograma para desenvolvedores
- Tempo de distribuição de novidades aos celulares
- Melhorias de segurança
- Novos recursos
- Fatores de mercado
Cronograma para desenvolvedores
Manter uma periodicidade é importante para toda a indústria de desenvolvedores para celulares — isso inclui quem trabalha com aplicativos e quem cria interfaces para os sistemas operacionais, por exemplo.
No caso do Android, o Google publica um repositório de código aberto chamado Android Open Source Project (AOSP), e em seguida todas as fabricantes que usam o sistema criam uma camada adicional. É o caso das interfaces, como a One UI da Samsung, e dos aplicativos pré-instalados nos celulares de cada marca.
O iOS não conta com interfaces diferentes, mas também permite que os desenvolvedores criem novas soluções para seus respectivos apps que considerem os novos recursos implementados no sistema, como a mudança visual para o padrão Liquid Glass.
Portanto, o prazo de cerca de um ano é importante para que toda a indústria consiga fazer testes e ajustes nos produtos.

Tempo de distribuição de novidades aos celulares
Atualizar todos os aparelhos compatíveis leva tempo, principalmente ao considerar o extenso catálogo de fabricantes que usam Android. Além das interfaces para o sistema, as fabricantes também precisam adaptar a atualização para os diferentes hardwares, desde modelos de entrada até os de topo de linha.
“As versões adaptadas passam por testes rigorosos internos pelos fabricantes e, em alguns casos, pelas operadoras de telefonia. A distribuição frequentemente acontece por fases, começando com modelos mais novos ou carros-chefe, e depois se expandindo para outros dispositivos, garantindo que quaisquer problemas sejam identificados e corrigidos antes de atingir um público maior”, detalha o gerente de conteúdo mobile da plataforma educacional Alura, Yago Oliveira.

Melhorias de segurança
Os SOs liberam atualizações menores de segurança no decorrer dos meses, mas o salto para novas gerações também ajuda a proteger todo o ecossistema. Normalmente, o update conta com mudanças robustas para aumentar a proteção e a privacidade dos dispositivos.
“As atualizações corrigem falhas de segurança e adicionam novas camadas de proteção”, explica Yago Oliveira. “Isso funciona como um ‘escudo’ que precisa ser reforçado anualmente para proteger suas informações pessoais contra invasores cada vez mais sofisticados”.
Novos recursos
As novas versões de Android e iOS também contam com novos recursos para padronizar os sistemas. Concentrar todas as novidades numa única atualização pode ser mais “convincente” para que as pessoas baixem o update e recebam vários benefícios de uma só vez.
O gerente de conteúdo mobile da Alura ainda aponta que os updates também são um caminho para aproveitar novas tecnologias desenvolvidas no mercado: “pode incluir opções de câmera, otimização de bateria, melhorias na interface do usuário e suporte para novas tecnologias de hardware, como os recentes núcleos de IA (NPU) nos componentes de Qualcomm, Intel e Samsung”.
Fatores de mercado
Por fim, fatores de marketing e influência do mercado não poderiam ficar de fora. Atualizações anuais criam grande expectativa em toda a comunidade: alguns vazamentos já tentam antecipar o que haverá de novo, enquanto as empresas preparam grandes eventos para anunciar a versão mais recente dos sistemas.
A Apple, por exemplo, anuncia o novo iOS durante a conferência WWDC, mas libera a atualização somente meses depois, junto com o lançamento da nova linha de iPhones. Dessa forma, a empresa fica em evidência no mercado mobile antes mesmo de trazer novos aparelhos.
“No mercado de tecnologia, a inovação é constante. As empresas lançam novas versões para se manterem competitivos e atender à expectativa dos usuários por novidades e melhorias contínuas”, concluiu Yago Oliveira.
VÍDEO: Trocar o celular anualmente: faz sentido ou nem vale a pena?

Fonte: Canaltech