Um tablet antigo pode ser a melhor opção para usar o Android Auto
Para quem compra carros mais antigos ou zero km em versões mais básicas, pode sofrer com a ausência de uma central multimídia com GPS. Nesses casos, o Android Auto aparece como um grande salvador, por ser uma opção fácil de ser usada com o celular.
Porém, se você não gosta de usar seu celular principal como Android Auto ou se incomoda pelo tamanho pequeno da tela, saiba que é possível converter um tablet para que ele funcione com o aplicativo. Assim você não dependerá do celular e ainda terá uma tela bem maior para se guiar.
Como deve ser o tablet e onde colocá-lo?
Um celular tem uma tela que normalmente deixa a desejar na visualização, principalmente com o Coolwalk, que permite visualizar até três aplicativos ao mesmo tempo em modo mosaico. Se levarmos em conta também que os celulares antigos tendem a ser menores, pior ainda. Nesse sentido, um tablet é ideal principalmente um de 7 a 10 polegadas.
Na maioria dos casos, é bom evitar dispositivos que tenham mais de 10 polegadas. O motivo é simples: se o tablet for muito grande, talvez você não consiga colocá-lo em uma área do painel com firmeza e segurança para que não atrapalhe sua visão da estrada ou da direção. Além de possivelmente encobrir botões de ar-condicionado, pisca-alerta e outros.
Dependendo do tablet e do tipo do seu carro, você pode encontrar suportes bastante robustos que são presos na ranhura do CD, com uma ventosa colocada do painel para baixo, na grade por meio de um sistema de fixação ou no clássico sistema de grade magnetizada e adesivos magnéticos que podem ser usados tanto em celulares quanto em tablets pequenos (suporta 2 kg de peso).
Instale um aplicativo, conecte-se e você já tem o Android Auto
Agora é só baixar o aplicativo Headunit Reloaded, cuja versão totalmente funcional custa R$ 25,99 na Google Play Store – embora você possa experimentá-lo primeiro para ver se atende às suas expectativas. Depois de instalá-lo como qualquer outro aplicativo, basta entrar nas configurações e procurar por ‘Android Auto’ ali.
Então você terá que rolar para baixo até o número da versão e tocar várias vezes para ativar o modo de desenvolvedor. Em seguida, tocamos no botão com os três pontos e no menu que aparece entramos em ‘Iniciar servidor da unidade principal’.
Agora só falta abrir o aplicativo Headunit Reloaded, conectar o tablet ao carro com um USB devidamente disposto horizontalmente no carro com o suporte e precisaremos de uma conexão com a internet (um celular pode servir como ponto de acesso) para ir passo a passo aceitando permissões e concluindo a configuração.
Para facilitar, o portal CarPlay Life possui um tutorial bem detalhado mostrando o passo a passo de como transformar um tablet em tela de Android Auto. O material está disponível em vídeo e em texto em inglês, mas que seu navegador pode traduzir tranquilamente. Há também uma seção para resoluções de possíveis problemas
Fonte: IGN Brasil