Neste artigo, entenda a CUDIMM, um novo modelo de memória que traz a solução para um problema que só hardwares de alta performance enfrentam.
Neste artigo vamos explicar o que é a tecnologia de memórias CUDIMM. As memórias possui inúmeros modelos: DIMM, UDIMM, RDIMM, SODIMM e agora, para completar a família, as CUDIMM chegam para resolver um problema que surgiu, acredite se quiser, pelas tão desejadas altas frequências alcançadas pelas memórias DDR5.
Neste artigo explicaremos o que são as memórias CUDIMM, quais são as mudanças trazidas por ela e se vale a pena você adquirir uma.
O que é a CUDIMM
A CUDIMM (Clocked Unbuffered Dual Inline Memory Module), é um tipo específico de memória RAM DDR5 regulamentada pela JEDEC no final 2023, que traz a solução para os problemas de integridade de sinal através do clock driver chip ou client clock driver (CKD), que estabilizam os sinais para que não ocorra quaisquer erros. Para explicar melhor o funcionamento destes processos, comecemos pelo processador (CPU).
Para acessar os dados armazenados na memória do seu computador, a CPU envia sinais para acionar cada chip presente na memória e recolher os dados necessários para executar determinada tarefa. Por mais que a CPU seja potente e a quantidade de chips de memória não seja tão grande, a distância física entre esses componentes e as altas frequências serão os fatores que irão trazer as complicações a respeito da integridade do sinal. É aí que o CKD entra em ação.
Ao invés de o processador percorrer um caminho mais longo para se comunicar com todos os chips da memória, ele informa o CKD para fazer este serviço para ele, retransmitindo a instrução. Essa melhor proximidade com os chips, por mais que parece pouca coisa, tem efeitos significativos em diminuir erros e proteger a estabilidade de sinais.
Além disso, quando a CPU envia os sinais para os chips de memória, eles acabam chegando com ruídos por conta da perda de integridade no percurso, causados pelas altas velocidades e a qualidade do sinal ao longo de todo o deslocamento. Esse problema também é resolvido com o CKD, que irá tirar os ruídos e suavizar os sinais, trazendo maior segurança e confiabilidade para o uso do computador.
Compatibilidade e modelos
As CUDIMMs, por enquanto, estão com compatibilidades de CPUs e placas-mãe um pouco reduzidas, tendo a Intel como a principal empresa dando suporte a esse modelo. A Intel traz compatibilidade com seus processadores série Intel Core Ultra, além do seu último lançamento de chipset, o Z890, que já possui diversos modelos disponíveis no mercado e você pode conferir eles aqui!
Fonte: Adrenaline